width=Alguns dos nossos leitores já conhecem o Smush.it, ferramenta web que otimiza imagens e as retorna com qualidade equiparável e um tamanho menor. A utilização dela é feita, em sua maioria, por profissionais que criam arte para e-mail marketing ou mesmo para quem tem um website e deseja fazê-lo ficar acessível mais rapidamente.
No entanto, é possível utilizar os benefícios da plataforma para o seu website sem que seja necessário fazer o upload de cada uma das imagens. O conhecido guru em Shell Script, Aurelio Jargas (escritor do livro Shell Script Profissional) publicou em seu blog um vídeo que mostra, passo-a-passo, como fazer a utilização do Smush.it através do seu website, otimizando dezenas de imagens de forma automática, mantendo a sua estrutura de arquivos e pastas.
WordPress: Se você é usuário do WordPress, há um plugin (WP Smush.it) que faz todo o procedimento de otimização das imagens automaticamente. Não há necessidade de fazer o upload das imagens no site, nem mesmo seguir os procedimentos de shell script que transcreveremos abaixo.
[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=GqV3psNyzy8′]
Sobre o Aurelio Jargas: Aurelio é desenvolvedor, escritor, blogueiro, especialista em Shell Script, dentre outras atribuições e mantém o website/blog Aurelio.net.