Bare Metal ou servidor dedicado: O que é?

 

Bare Metal, ou servidor dedicado, é um tipo de IaaS (infraestrutura como serviço). Esse serviço é caracterizado quando um data center aloca um computador, do tipo servidor, para um único cliente. Ou seja, o hardware é totalmente isolado para acesso exclusivo de uma só pessoa, que pode, inclusive, restringir a equipe do próprio data center de ter acesso lógico ao servidor.

 

Infraestrutura como serviço X Serviço virtualizado

Diferente dos serviços virtualizados (PaaS – plataforma como serviço), onde o cliente contrata uma fatia de um servidor físico, o Bare Metal é o modelo em que o sistema operacional escolhido pelo cliente será instalado diretamente em um hardware de uso exclusivo.

Logo, é uma solução que garante maior segurança, com o isolamento lógico e físico, que evita o que chamamos de “vizinhos barulhentos” – outros clientes externos que compartilham do mesmo servidor e podem prejudicar a performance de uma aplicação de outros serviços virtualizados.

Além disso, o servidor dedicado pode processar dados com menor latência e maior flexibilidade. Ainda que exista um número diverso de usuários com acesso aos dados ali geridos, a dedicação é única, exclusiva e controlada.

 

Como funciona e qual é a vantagem de um servidor Bare Metal?

 

O servidor dedicado pode ser customizado de acordo com as necessidades de desempenho e segurança da empresa. Por exemplo, é possível definir o modelo do CPU (processador), modelo e quantidade de memória RAM, tipos dos discos (HDD, SSD, etc), quantidade de armazenamento, RAID, velocidade da porta de rede e outras configurações.

Além disso, ainda garante um nível de acesso tão alto que o cliente pode se conectar ao servidor dedicado mesmo quando o sistema operacional estiver desligado através da tecnologia IPMI, com acesso remoto direto ao console. É como se um monitor estivesse plugado ao servidor dedicado.

O serviço é feito completamente sob medida, e ainda é possível contratar um ou mais servidores bare metal para virtualização, utilizando tecnologias como XenServer, VmWare, Nutanix, KVM, Kubernetes, Docke e mais. Dessa forma, o cliente tem a possibilidade de montar um cluster privado.Investir em um servidor bare metal próprio sem hospedagem de um data center não é recomendado.

 

É importante que certificar a contratação de empresas que garantem vantagens como:

 

1. Desempenho: Todo o hardware, inclusive a porta de rede, é dedicado ao cliente, evitando surpresas com vizinhos virtuais desagradáveis. Fornecedores de hardware enterprise garantem o funcionamento em alto desempenho e ininterrupto, com SLA comprometido na reposição de peças.

2. Segurança: Os dados de sua empresa estarão isolados fisicamente, alcançando um nível de privacidade e segurança que não pode ser garantido em serviços de nuvem tradicionais. Ainda há a possibilidade de adicionar um firewall físico ou appliance de VPN como proteção extra.

3. Confiabilidade: Os data centers precisam estar dentro das normas internacionais que garantem completa redundância de componentes críticos, como carga elétrica (tanques de diesel, geradores, nobreaks, quadros elétricos, etc), múltiplas conexões de altíssima capacidade em fibra óptica, climatização e mais: tudo precisa ser projetado e executado para funcionar 24x7x365.

cotação servidor dedicado

 

Fale com nossos especialistas

Está buscando um servidor bare metal? A HostDime oferece uma linha completa de servidores dedicados. Se você tem dúvida qual configuração ou sistema operacional utilizar, nossa equipe está à disposição para auxiliar no dimensionamento ideal para sua empresa. Conte com nossa estrutura global de data centers certificados.