Como a cloud computing está transformando os atendimentos médicos a partir de soluções práticas com base na inteligência de dados.

 class=

A transformação digital no setor de saúde já acelerou a aplicação da telemedicina, o uso de robôs para reduzir riscos de contaminação em hospitais e chatbots para agilizar atendimentos. A implementação dessas e de outras novas tecnologias já começam a consolidar o futuro da saúde. Nos hospitais, clínicas e laboratórios, além do empenho das prestadoras de serviço e operadoras de plano de saúde há um desejo pela maturidade digital na medicina, mas o que essas tecnologias têm em comum?

A inteligência de dados e a agilidade para viabilizar os atendimentos da saúde nestes novos padrões estão inseridos em um ambiente de inovação: a cloud computing. Com informações reunidas na nuvem, empresas da saúde alcançam vantagens para mediar a relação entre profissionais e pacientes por meio da tecnologia, o que muda o rumo da assistência médica para monitoramentos mais efetivos e prevenção na jornada do paciente.

O investimento nas tecnologias

Migrar para a nuvem deve ser um dos primeiros passos estratégicos para empresas que buscam reunir todos os dados em um só lugar. Na cloud computing, é possível armazenar e processar informações com mais agilidade, além de escalar recursos com segurança e velocidade. Porém, se você acredita que os investimentos com esta tecnologia estão fora de cogitação, está na hora de conhecer como adaptá-los sob medida para o seu negócio.

Pequenos investimentos em automação e armazenamento na cloud podem ser essenciais para clínicas e hospitais que têm o objetivo de reduzir burocracias, aprimorar a experiência do paciente e resolutividade dos profissionais de saúde. Conheça as principais soluções práticas que já estão sendo implementadas no setor:

  • prontuário eletrônico;
  • chatbot de atendimento;
  • IoT para monitoramento de pacientes;
  • telemedicina.

A inteligência de dados para continuar a inovação vem da análise de todas essas informações na cloud, o que permite um avanço para atendimentos.

Desafios viram vantagens na cloud computing

Ter um planejamento de TI e mapeamento das atividades é uma necessidade para alcançar e manter em constante desenvolvimento a maturidade digital nos hospitais. As barreiras que a pandemia da Covid-19 trouxeram para a nossa realidade mudam a forma como enxergamos os desafios tecnológicos, que agora podem ser aplicados como uma vantagem determinante para o futuro da saúde.

A partir do monitoramento com IoT e a telemedicina, os dados integrados podem ser trabalhados automaticamente e sob o olhar humano para a medicina preventiva do paciente. Por meio de chatbots de atendimento, tempos burocráticos para autorização de exames e consultas são reduzidos e melhoram a jornada do paciente.

A garantia da segurança dos dados na saúde também vira uma vantagem na cloud, onde as informações são armazenadas seguindo normas e legislações que priorizam a anonimização e proteção de dados pessoais.

Como será o futuro da saúde?

O acolhimento através da tecnologia está trazendo o novo normal para o setor de saúde, impulsionando a transformação de modelos de negócio e da cultura dentro de hospitais, clínicas e empresas. Mas como colocá-lo em prática? Qual o primeiro passo para atender as demandas do setor e continuar a inovação para reduzir burocracias e garantir segurança aos pacientes?

Em nosso novo episódio do HostDime Labs, convidamos Bartolomeu Melo, CEO da Leve Tecnologia, para desmistificar e explorar as vantagens e tendências do futuro da saúde através dos dados na nuvem e integração com IoT. Assista aos melhores momentos da live:

https://www.youtube.com/watch?v=W02kUvPOvWI

A adaptação da sua empresa neste período de mudanças requer planejamento sob medida para suas necessidades. Converse com um especialista HostDime e personalize sua cloud de acordo com as novas demandas do seu negócio.