width=O site oficial do Linux (Linux.com), incluindo seus subdomínios e o LinuxFoundation.org, foram invadidos no dia 8 de setembro por uma fonte ainda desconhecida. O ataque só foi noticiado esta semana, pois uma investigação do ocorrido ainda está sendo feita pela Fundação Linux. O ataque pode estar ligado à invasão que ocorreu ao kernel.org. No entanto, informações oficiais confirmam que o repositório do Kernel não foi vítima de nenhum ataque ou invasão.

Toda uma manutenção está acontecendo nos servidores que hospedam esses sites. Assim que os sistemas forem restaurados, os usuários devem adotar novas senhas, pois estas podem estar em posse dos indivíduos que invadiram o site, logo, se as mesmas senhas são usadas em qualquer outro site ou programa, estas devem ser modificadas por precaução.

Quando tudo volta ao normal?

A equipe técnica da Fundação Linux diz estar correndo contra o tempo para poder recuperar todos os serviços com primor e sem inconvenientes para seus usuários. Nos próximos dias o site deverá voltar ao normal. Já o sistema de e-mails está funcionando normalmente, podendo ser usado sem dificuldades, mas por cautela, recomenda-se a troca das senhas.

E quanto a HostDime?

Por mais que muitos de nossos servidores utilizem o sistema Linux, tudo está absolutamente normal, afinal, o que foi invadido foi o site oficial do Linux.com e não os seus repositórios oficiais. Todos os clientes da HostDime Brasil podem ficar tranquilos quanto as suas senhas e acessos.