width=Quantas coisas podem acontecer em duas décadas, não é mesmo? O protocolo WWW é a prova viva de que, um pequeno passo pode sim se transformar numa caminhada duradoura. Em 6 de agosto de 1991, Tim Berners-Lee fez história e criou o primeiro website do mundo (este que está ilustrando o post de hoje). O endereço se mantém no ar até hoje – mas não com o mesmo formato, é claro: info.cern.ch.
A página, criada sobre a nova estrutura proposta que juntava hipertexto, DNS e TCP, era explicativa: Informava aos novos visitantes (pouquíssimos na época e em sua maioria acadêmicos) o projeto WWW (W3) e como se daria o desenvolvimento de um padrão para a internet mundial. Deu-se o início dos websites como os conhecemos hoje.
O primeiro servidor web era hospedado no próprio CERN e a página era acessada com um browser produzido exclusivamente por Tim. Confira na imagem abaixo o primeiro servidor WWW do mundo (clique para ampliar):
 width=
Na próxima quarta-feira (10/08), mostraremos um comparativo sobre como as nossas vidas seriam impactadas caso a internet não existisse da forma como a conhecemos hoje. Agora, se você deseja conhecer um pouco mais a história da internet, além de conferir como se deu a criação do WWW, recomendamos a visualização do vídeo “History of internet’ (legendado), o qual reproduzimos abaixo:
[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=yyY_392Tn7Q’]