O nosso futuro distópico envolve carros voadores, refeições em cápsulas e o homem fazendo viagens espaciais com a mesma facilidade de quem pega um vôo comercial em território nacional. Mas, quando paramos para analisar os avanços que a humanidade está fazendo graças à tecnologia, essa distopia se torna até sem graça.
Vivemos na era digital, onde conseguimos quebrar fronteiras sem precisar viajar por todo o mundo, nos comunicamos através de nossos telefones portáteis, nossos relógios, nossas TVs. Com a comunicação facilitada a este nível, conseguimos quebrar barreiras da educação, das relações de trabalho e da sociedade, num geral. E ainda vislumbramos ainda mais barreiras para romper.
É por causa de todo esse contexto que num dia tradicional como o 1º de abril, nós focamos em exaltar toda essa tecnologia. É tão boa que parece mentira.
Se prepara que essa lista vai te deixar intrigado:
❄️ Carros movidos a hidrogênio
Os carros elétricos, por si, já são uma baita de uma inovação, certo? Pois cientistas da Universidade de Massachussetts desenvolveram algo ainda mais incrível: hidrogênio como combustível ideal para esses carros e ainda adicionando benefícios como a minimização das possibilidades de incêndio da máquina. Incrível, né?
Armazenamento de arquivos em poeira
Um grupo de cientistas da Universidade Ghent, na Bélgica, se mostrou preocupado com a quantidade de metais necessários para a produção de dispositivos de armazenamentos de dados (como pendrives, hds externos, cartões de memória) e desenvolveu um método de utiliza codificadores bioquímicos para transformar fragmentos de textos e códigos QR em pó.
Vaso de flores que apaga incêndios
Empresa subsidiária da Samsung desenvolveu um produto que ajuda desde o fator decoração até o fator segurança! O vaso funciona com uma câmera exterior recheada de carbonato de potássio, que pode ser lançado em qualquer foco de incêndio. A vontade de adicionar um item desses no carinho é grande, hein?
⏳ Volta no tempo
Um computador quântico da IBM foi utilizado por um grupo de pesquisadores físicos da Rússia, Suíça e EUA para demonstrar que é possível reverter a “seta de tempo”, que é a sensação que temos de que o tempo caminha do passado para o futuro, sem possibilidade de volta. Será que o futuro reserva carros-máquina-do-tempo ao invés de carros voadores para nós? Seria mais um acerto do filme “Back to the Future”.
Inteligência artificial prevê alzheimer anos antes do diagnóstico
Uma doença que não possui cura, apenas tratamentos e intervenções que barram o seu avanço, agora tem um aliado para o diagnóstico eficaz: a inteligência artificial. Pelo menos foi o que saiu em artigo publicado na revista Radiology. As análises de imagens do cérebro chegaram a um ponto de precisão tão alto que detecta o mal de Alzheimer anos antes do diagnóstico. Um avanço que comemoramos muito.
Smartphone com tela dobrável
O smartphone dobrável também está preparado para conexões móveis 5G e terá duas telas opostas que se desdobram para formar uma tela única com 8 polegadas. Ver ele funcionando tão bom quando a notícia de que ele existe.
? Vaso sanitário que monitora sua saúde
Quando falamos sobre cidades inteligentes, quer dizer que é tudo inteligente meesmo. Da geladeira que avisa que a comida está acabando até o vaso que monitora a saúde da família inteira, já pensou?
São pensamentos, atitudes e ideias relativamente simples que tem o poder de transformar a realidade. E muda tanto que a gente pode até demorar a acreditar, mas a melhor parte é que é real e se torna cada vez mais próximo de nós e parte de nosso cotidiano.