Nós já explicamos para você que o papel de um data center pode ser comparado ao de um banco, com o diferencial de que  ele guarda uma moeda que, atualmente, tem ainda mais valor do que o dinheiro: a informação. E, por armazenar algo tão valioso, contratar um data center requer muita atenção à segurança oferecida. Para deixar a sua busca um pouco mais fácil, vamos listar 5 pontos em que você deve prestar bastante atenção antes de contratar o seu data center. Mas, se você ainda não sabe se armazenar seus dados na nuvem é a opção certa para a sua organização, este artigo pode te ajudar.

Climatização

O alto desempenho dos equipamentos eletrônicos de um data center faz com que eles precisem de condições climáticas especiais. Para manter as máquinas protegidas e em perfeito funcionamento, são necessários aparelhos específicos que regulam a temperatura, a umidade, e que controlem a entrada de agentes externos, como a poeira.

Redundância

Um data center também precisa ter múltiplos e independentes sistemas de geração de energia, climatização e conectividade. Essa redundância é o que permite um trabalho contínuo dos servidores, garante a alta disponibilidade e impede que manutenções ou mesmo falhas causem interrupções ao acesso, pois quando um sistema de energia apresenta problemas, imediatamente o outro assume o controle.

Plano para Desastres

Mesmo que todo o sistema de segurança adotado pelo data center seja impecável, é preciso ter um plano eficiente contra desastres. Em casos de detecção de falhas ou ameaças diversas, o data center precisa ter um procedimento rápido e eficaz para evitar que os servidores sejam atingidos ou danificados.

Prevenção contra Incêndios

Um dos casos de planos eficientes citados no tópico anterior que merece nossa atenção é o sistema de prevenção a incêndios. O ambiente de um data center é projetado para abrigar servidores, componentes e funcionários, por isso é muito importante ter um sistema que identifique qualquer indício de incêndio imediatamente. Esse sistema tem que oferecer alta precisão no combate, mínima necessidade de interrupção de serviços e segurança para equipamentos e pessoal.

Certificações e Auditorias

Implantar normas e diretrizes de segurança e ser certificado por órgãos independentes e de credibilidade são alguns dos pontos que concedem mais confiabilidade aos processos e à estrutura física de um data center. Atualmente, um dos mais conceituados certificados de infraestrutura é a Classificação TIER, concedida pelo Uptime Institute Professional Services. Manter os dados da sua organização em segurança é um ponto que merece muita atenção no seu planejamento estratégico. E lembre-se: a tecnologia pode ser uma parceira e tanto para o crescimento do seu negócio. Esperamos que, com essas informações, você consiga avaliar adequadamente as necessidades da sua empresa e qual o melhor caminho para seguir rumo à excelência da sua operação.  

 

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