width=
Alguns de nossos clientes entraram em contato solicitando apoio na instalação do Atmail em seus servidores dedicados que utilizam o tema RVSkin do cPanel. Como procedimento é simples, decidimos por criar um artigo explicativo que mostra passo-a-passo como disponibilizar o Atmail para seus clientes, confira (lembre-se de clicar nas imagens para ampliá-las).

Ativando o Atmail no RVSkin

Depois de ter feito o download do Atmail em seu servidor, vamos instalá-lo no cPanel de seus clientes com RVSkin. Para isto, acesse o WHM com seu usuário root e vá até a opção do RVSkin Manager. No menu suspenso, procure por “Integration” e logo após clique em “Webmail Integration“:

 width=
Localize o subtítulo “Create New Addon Webmail” e clique no link “Click here“:

 width=

Se você acessar uma página semelhante a este abaixo, será necessário atualizar a versão do seu RVSkin:

 width=

Importante: Não atualize o seu RVSkin com Perl, caso contrário o processo falhará. Para fazer o update corretamente, vá até as opções do menu horizontal: “RVSkin” > “Update”:
 width=
Clique no botão “Update RVSkin Now“:
 width=
Deixe a caixa “Force Update (It will ignore the RVSkin version number and get the latest files from the source tree)” selecionada e clique em “Start Update“:
 width=
Agora, basta aguardar o procedimento de atualização do RVSkin que irá demorar em média 30 minutos, tempo que pode ser alterado de acordo com o load do seu servidor. Se você necessitou fazer o upgrade do RVSkin, será necessário reiniciar o procedimento.
Continuando: Se, após clicar na opção “Click here” a tela abaixo for exibida, está tudo ok:

 width=

Preencha da seguinte maneira:
– Webmail application name: Atmail
– Ativar a opção “cPanel build-in:”
cPanel build-in: https:…: ADICIONAR: 3rdparty/atmailopen/index.php
Agora, clique em “ADD“.
Se tudo correr bem, a mensagem “Your addon webmail has been successfully created” será apresentada. Para fazer o upload de uma logomarca para o Atmail, clique em “Upload Addon Webmail Logo” e envie a logomarca personalizada.

Logomarca Atmail

A nossa recomendação é que, até mesmo por ser OpenSource, você utilize a logo oficial do projeto. Segue duas opções em alta qualidade para você usar no seu cPanel:
https://hostdime.com.br-blog/wp-content/uploads/2011/07/logo-atmail1-1.jpg
https://hostdime.com.br-blog/wp-content/uploads/2011/07/logo-atmail2-1.png

Confirmando a integração com o RVSkin

Para confirmar se o Atmail foi realmente integrado ao seu RVSkin, acesse novamente a opçao “RVSkin Manager” e siga para Conf “Package-Feature Manager” > Package-Feature Manager “Default Feature List”:

 width=

Clique agora no link “Edit“:

 width=

Procure na lista “Atmail (addon webmail)”. Se não estiver marcado, ative-o e salve novamente:
 width=

Sobre este Tutorial

Este artigo foi feito por Thiago Lopes, integrante da equipe de especialistas técnicos da HostDime Brasil.