Blog

O mais importante da LGPD, segundo o especialista José Pinteiro

20 Ago 2019 • Leitura 5 min

No dia 8 de agosto, a HostDime Brasil contou com a palestra de José Pinteiro, advogado especialista nas áreas de propriedade intelectual e direito empresarial, no evento Security Fórum – Edição Especial CDL João Pessoa. A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) entrará em vigor em 2020, mas a responsabilidade com o tratamento e armazenamento de dados dos clientes é uma preocupação que já deve estar presente nos próximos passos das empresas brasileiras. Selecionamos para você os pontos mais importantes da palestra sobre a LGPD, confira.

O usuário no comando

O primeiro ponto que Pinteiro mencionou foi a revogação de dados. Ao coletar os dados dos usuários, é necessário deixar claro o propósito e os objetivos que se pretende com os dados. O mesmo acontece quando o cliente deseja o descadastro da lista ou banco de dados: sua empresa deve oferecer ao usuário, de forma clara, a possibilidade para revogar o consentimento dos dados à empresa, principalmente em casos de alterações na finalidade de uso dos dados fornecidos.

O poder da correção

Da mesma forma que os usuários podem revogar o consentimento, eles têm o direito de solicitar a correção dos dados, seja porque as informações estão incompletas ou porque estão desatualizadas. Vale lembrar que, com a LGPD, os clientes também têm o direito de solicitar uma cópia dos dados utilizados.

A identidade do seu cliente protegida

A partir das diretrizes da Lei, sua empresa deve desvincular as conexões das informações coletadas e que possam identificar os usuários através de dados pessoais (nome, senha, CPF, entre outros) e sensíveis (origem racial, étnica, opinião política, entre outros).

Os dados no bolso

Sabe aquelas playlists musicais que você salva no Spotify? Agora imagine que o seu cliente quer migrar tudo para o Apple Music. Uma das adequações das empresas, de acordo com a LGPD e que foi exposto por Pinteiro a partir deste exemplo, é a flexibilidade para a portabilidade de dados dos clientes para outra empresa.

A LGPD já é uma realidade

Estar em conformidade com a implementação da LGPD exige uma adaptação gradativa para que os direitos dos usuários sejam respeitados no tratamento e armazenamento de dados, com segurança e responsabilidade. Por isso se torna cada vez mais importante a necessidade palestras e debates sobre os novos rumos da tecnologia e segurança de dados atualmente.
Achou que é preocupação demais? Saiba tudo sobre as mudanças que a LGPD vai trazer para sua rotina. Mas não esquente a cabeça, considere que o processo de adaptação pode ser facilitado com os parceiros certos, através de suporte e soluções seguras e transparentes, como o Cloud Server HostDime.

Posts
Relacionados

18 Set 2020 • Leitura 6 min

LGPD: teoricamente, lei começa a valer hoje. E na prática?

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2020 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade