Compartilhar:

Veja como funciona o gerenciamento híbrido de TI e use isso para alavancar sua carreira

Hoje em dia, a gestão de qualquer negócio está fortemente ligada à TI. Em maior ou menor grau, a tecnologia da informação impacta na operação de uma empresa de uma forma que não acontecia antes. Sabemos da importância de uma gestão de TI bem estruturada, com uma estratégia bem alinhada, soluções globais e personalizadas.

Um bom profissional de TI precisa buscar novos conhecimentos constantemente, apresentar possibilidades de solução, inovação e disponibilidade para os negócios seguirem adiante.

A partir da velocidade com que novas tecnologias e padrões surgem, a formação de quem trabalha nessa área acaba apresentando um desenvolvimento contínuo. Novos sistemas, linguagens de programação e metodologias são estabelecidas com frequência e o profissional de TI deve caminhar na mesma velocidade do desenvolvimento tecnológico.

Nesse aspecto, estar atualizado é uma forma de manter-se competitivo e mais atraente no mercado, se aliando às inovações que surgem com o passar do tempo. Além do crescimento pessoal, os novos aprendizados fazem surgir novas possibilidades profissionais e ampliam a rede de contatos dos especialistas em TI. 

A migração para um data center, por exemplo, que faz parte da gestão híbrida de TI, é uma tendência real. E isso não significa apenas automação, mas sim a união dos processos com a força humana, capaz de promover ainda mais soluções e dedicação ao mundo tecnológico. A empresa e o profissional que não se adaptarem a esse novo sistema, certamente perderão posição no mercado. 

O hardware está perdendo o espaço para o software no ambiente computacional e o data center definido por software pede um novo perfil do profissional de TI. Os especialistas em uma única função saem das preferências e entra o profissional mais generalista, que tem uma visão macro do negócio e, principalmente, agregando valor.

A gestão híbrida de TI é uma realidade e, por isso, elencamos algumas vantagens para os profissionais de TI:

Em um time de TI é fácil encontrar dois tipos de profissionais: 

  • aquele que enxerga o data center como uma ameaça ao emprego e que acredita que tratar da parte física de uma gestão de TI não é um diferencial dele como profissional;
  • e o profissional que passa a perceber que a função da TI é entregar os recursos de tecnologia que apoiam o negócio da empresa e fazem caminhar pro futuro. Ele sabe que observar outros aspectos da TI dentro da empresa vai proporcionar maior disponibilidade e mais satisfação tanto para os clientes como também para os outros setores.

A atualização e especialização do profissional do TI são grandes vantagens para quem atua no mercado. Entretanto, a descentralização da área de trabalho para algo híbrido e que contemple vários sistemas é ainda mais vantajoso.

O profissional que trabalha com gerenciamento de TI híbrido consegue alavancar a carreira profissional, se tornando também um profissional múltiplo, com capacidade para as questões técnicas, físicas, mas também na nuvem.

O profissional de TI híbrido executa tarefas menos repetitivas e passa mais tempo agregando aos negócios. Trata-se da evolução que já existe hoje. São pessoas que seguem um desenvolvimento para conhecer um pouco mais o mercado de trabalho e imergir nele de forma mais ágil.

Os mais preparados usam seu conhecimento para entregar sistemas, ferramentas e produtividade, colaborando para identificar em que setor, função ou atividade o time de TI possui maior importância na empresa, já que a infraestrutura não é mais foco ou atribuição dele.

Quero entender como funciona a transformação de uma TI híbrida

Gostou desse assunto? Então confira mais detalhes sobre ele em nosso e-book, onde explicamos de forma clara e objetiva como fazer a transformação de TI para uma gestão híbrida. É hora de intensificar o bom uso da tecnologia para proporcionar crescimento profissional.