Produtos
12 Nov 2019 • Leitura 5 min

Conheça métodos ágeis para acelerar a inovação da sua empresa

O desenvolvimento de novas tecnologias no ambiente de trabalho sempre é sinônimo de inovação. No processo de transformação digital, novas práticas vêm trazendo mais dinamismo e criatividade para equipes em empresas, principalmente no setor de tecnologia.

A partir de métodos ágeis e projetos de curto e médio prazo, especialistas trabalham em desafios que estimulam a resolução de problemas, novas soluções para processos internos e otimização da experiência dos usuários. Com interação, obstáculos e trabalho em equipe, os benefícios para o crescimento dos profissionais e da empresa são evidentes ao longo da jornada. Confira como acelerar a inovação no ambiente de trabalho.

Por que métodos ágeis são importantes para minha empresa?

Aplicáveis ao universo da gestão de projetos de diversas profissões, como equipes de RH, marketing, arquitetura e design, as metodologias ágeis trazem inúmeras vantagens principalmente para a área de programação, desenvolvimento de software, TI e outros ramos da tecnologia.

Os métodos vêm para acelerar fluxos de projetos específicos para além da rotina habitual de trabalho, que já leva em consideração a qualidade, respeito aos prazos de entrega e constantes feedbacks. Seja em pequenas, médias ou grandes empresas, o princípio é o mesmo: estimular a capacidade de comunicação, planejamento, desenvolvimento e resultados na criação de produtos ou serviços.

Como aplicar métodos ágeis com a sua equipe

“Vamos fazer o trabalho: cada um faz sua parte, depois a gente junta tudo e apresenta.” 

Se você acha que esse é o caso de uma metodologia ágil, está muito enganado. Os métodos podem ser aplicados de acordo com os objetivos da empresa e podem ser adaptados com as preferências dos profissionais e área de desenvolvimento da solução.

Quando o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software foi criado por especialistas de TI, em 2001, o foco era ter uma base para metodologias que viriam a ser desenvolvidas. Não é à toa que, até hoje, os métodos mais conhecidos têm base nos valores de: interações entre as pessoas, softwares em funcionamento, colaboração com o cliente e respostas às mudanças do plano estratégico em desenvolvimento. Conheça os principais métodos ágeis:

  • Scrum: é um gerenciamento de projetos a partir das necessidades a serem realizadas. Segmenta equipes e etapas para o desenvolvimento de um produto ou serviço a partir de jornadas de produção e reuniões, chamadas de Sprints, com prazos de entregas e constante atualização.
  • Kanban: é um fluxo de produção com o formato de visualização em três etapas objetivas e claras: para fazer, fazendo e feito, que auxilia a compartilhar a demanda e avanços do trabalho com toda equipe.
  • eXtreme Programming (XP): é um método para desenvolvimento de software com economia de recursos, atualizações e feedbacks constantes sobre as versões desenvolvidas, além de testes e participação do cliente para colaboração contínua no processo.

Os benefícios vêm através de personalização, velocidade na resolução de problemas e avaliações constantes sobre a solução em desenvolvimento. Hoje, em colaboração e ambientes amplamente virtualizados, sabemos que o manifesto já é adaptado de diversas formas, como: trabalho remoto ou presencial, em equipe ou individual com feedbacks a cada etapa, entre outras formas.

No fim, não existe o caminho certo ou errado, e sim o que funciona para sua equipe. Já pensou em mesclar mais de uma metodologia ágil, por exemplo?

A inovação vai além de metodologias

A criatividade e inovação em equipe proporcionam as melhores soluções de uma empresa, por isso nem sempre a gente precisa se limitar aos métodos já consagrados por aí. Processos que envolvem gamification, como apps internos para empresas, são oportunidades de colocar os conhecimentos dos profissionais em prática e manter a atualização constante em novos projetos.

Já na área de tecnologia da informação, o crescimento de maratonas de inovação, como o hackathon, e desafios, como o capture the flag, são possibilidades para treinar e desenvolver as habilidades de resolução de problemas, capacidade de criação, crescimento e colaboração entre as equipes.

Vale lembrar que a rotina de trabalho deve ser pensada e conduzida para oferecer liberdade, criatividade e compartilhamento de resultados. Por mais que projetos exclusivos para um problema ou solução sejam necessários, o que deve permanecer constante é o fluxo e a comunicação que preze pela qualidade do serviço durante todo o processo.


Pensando no futuro do seu negócio? Conheça as soluções personalizadas da HostDime Brasil para otimizar o fluxo de trabalho sua equipe de TI.


Posts Relacionados

10 Dez 2019 • Leitura 6 min

Como funciona a gestão de TI em cartórios no Brasil

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2019 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade