Blog

Como proteger seus dados de um ataque de ransomware

20 Ago 2021 • Leitura 5 min

Ultimamente estamos presenciando cada vez mais casos marcantes de ataques cibernéticos. O caso do oleoduto norte-americano, Colonial Pipeline, que causou pânico na compra da gasolina (e custou, em média, $ 170.000 de prejuízo) ou o da JBS, que interrompeu o fornecimento doméstico de carne bovina (e custou, em média, $ 15 milhões para a empresa). 

Mais recentemente, acompanhamos a loja de departamentos Renner, passou por um grande tempo de indisponibilidade nos sites e serviços e, segundo informações, foi tudo culpa de um ransomware. O pior: os hackers responsáveis estão exigindo US$ 1 bilhão para resgate dos dados, até o momento. 

E falando em dados… no ano de 2020, os Estados Unidos sofreram com 65 mil ataques de ransomware, o que equivale a mais de 7 ataques por hora. No Brasil, foram quase 4 mil ataques relatados em 2020, segundo o Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall 2021. Outro relatório, Anual de Ameaças de Resposta a Incidentes Globais (Gabinete de Segurança Institucional) apontou um aumento drástico nas investidas criminosas e na elaboração de técnicas avançadas para executar crimes cibernéticos mais sofisticados e destrutivos. Mencionando dados globais, o relatório da SonicWall 2021 registrou 154,4 milhões de ataques de ransomware, apenas entre janeiro e a abril deste ano – um aumento de 90% em relação ao mesmo período em 2020.

Contra dados, não há argumentos: esses acontecimentos somados às pesquisas recentes são a prova da urgência em discutir o assunto e encontrar formas de proteção. A sua empresa está realmente protegida?

Ataques cada vez mais comuns, independente do tamanho da empresa

Embora esses acontecimentos chamem mais a atenção da mídia quando direcionados a grandes organizações, as pequenas e médias empresas correm um risco maior de ataques de ransomware, já que, geralmente, gastam menos com segurança do que as empresas maiores.

A fórmula é simples: um dia, alguém da sua empresa, ou até você mesmo, abre um e-mail cotidiano que, na verdade, era a armadilha para instalação de um arquivo malicioso. Esse vírus, além de contaminar sua máquina, trava todas as outras que estavam conectadas na mesma rede de Internet. Ou então, vamos para outra situação: você entende que um serviço de Backup é fundamental para segurança dos dados, mas, descobre que seus backups primários foram criptografados. Você investiga melhor, procurando uma saída e percebe que o ataque do ransomware se espalhou para seu armazenamento de backup, deixando-o impotente para recuperar as cópias dos dados. Logo, pagar um resgate a hackers para obtê-los de volta parece ser realmente a única solução.

Isso não só pode acontecer, como provavelmente, neste momento, em vários lugares do mundo, existem pessoas perdendo fios de cabelo por causa disso, tentando negociar com hackers.

E como evitar ser vítima de ransomware? Destacamos informações relevantes e boas práticas para que você não seja uma dessas pessoas, no futuro. 

Prevenção de Ataques de ransomware

Dicas básicas (para serem aplicadas ASAP)

🔒 Sistemas de autenticação em dois fatores são sempre bem-vindos;

👩‍💻 Atualize sempre os produtos de segurança e programas;

☠️  Nunca clique em links suspeitos.

Mais 3 elementos essenciais 

🔄 Cloud Backup: Uma solução de backup 100% gerenciada. Reduz custo de manter um servidor local e protege sua empresa dos riscos de perder todos os dados por problemas técnicos ou ataques virtuais

💻 Cloud Monitor: Monitoramento completo de toda a sua infraestrutura. Um serviço de monitoramento de sua infraestrutura de TI, não importa onde ela esteja, das mais simples às mais complexas, de acordo com a sua necessidade. 

🧑‍💻 Suporte 24x7x365: Uma equipe capacitada e sempre à disposição para entender suas necessidades. Disponibilidade o tempo todo para auxiliar quando for necessário!

E agora… O diferencial que vai ter deixar 100% blindado contra ataques de ransomware

        – Estratégia de Backup 3-2-1-0

As medidas de prevenção são críticas para evitar essa catástrofe de segurança de dados. Empresas inteligentes seguem a regra 3-2-1-0 para fazer backup de suas operações, evitando catástrofe em segurança de dados (ataques de ransomware, desastres naturais e semelhantes). 

A regra 3-2-1-0 recomenda manter 3 cópias de seus dados, que devem ser armazenados em 2 tipos de mídia, com 1 cópia disponível externamente, igualando 0 erros durante o processo de backup. É isso mesmo que você entendeu… O backup, do backup, do backup. 

Porém, obter cópias de segurança disponíveis externamente é algo que muitas empresas adiam, por conta das restrições de largura de banda, grandes volumes de dados e as despesas para construir tal solução de backup… Bem, quer saber a boa notícia? Estas são preocupações ultrapassadas.

Backup de nuvem gerenciado da HostDime

Com o serviço de backup em nuvem gerenciado da HostDime, desenvolvido pela Veeam, sua empresa dominará a regra 3-2-1-0 configurando backups programados, armazenando-os em vários tipos de mídia e mantendo uma cópia de backup fora do local.

Por que esta solução é a prevenção perfeita contra ataques de ransomware? Por três motivos:

  1. Os dados são mantidos seguros e recuperáveis ​​no caso de um ataque;
  2. Cópias de backup imutáveis ​​garantem que os dados estejam seguros e não possam ser modificados ou excluídos;
  3. Nenhum gerenciamento de dados adicional é necessário para tornar as cópias de backup seguras contra ransomware;

O backup em nuvem da Veeam é baseado na infraestrutura de alta disponibilidade e tolerância a falhas da HostDime, que fornece operação contínua. O sistema é conectado a uma alimentação dupla e a vários nobreaks, proporcionando um tempo de atividade garantido, caso você precise depender de seu backup.Esteja um passo à frente de qualquer risco! Aproveite nossos data center para se proteger e oferecer o máximo de tranquilidade. Fale com um dos nossos especialistas, em uma consultoria totalmente sem compromisso, e veja a solução de backup ideal para você.

Posts
Relacionados

16 Set 2021 Leitura 6 min

Atualize o Google Chrome para sua maior segurança! Novas falhas, incluindo duas de dia zero, foram encontradas

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies