SEO web design concept: Web Traffic on computer keyboard backgro A ascensão da internet fez com que muitos empreendedores acreditassem que esse ambiente era uma verdadeira mina de ouro à espera de seus exploradores. Mas, se por um lado a web já ajudou muita gente a turbinar ou até mesmo a criar novos negócios, por outro ela acirra a disputa pela atenção dos internautas. Se você está quebrando a cabeça para aumentar o tráfego para seu website  sem precisar gastar dinheiro com anúncios, esse post foi feito pra você. Confira algumas formas de fazer isso:

Adote Técnicas básicas de SEO

Uma rápida busca na web já é o bastante para que até mesmo o mais leigo dos usuários conheça as técnicas básicas de Otimização de Mecanismos de Buscas, o famoso SEO. Por isso, o primeiro passo é, após conhecer essas práticas, fazer um checklist para descobrir se seu website atende aos principais requisitos relacionados a títulos de páginas, nome das URLs, o uso de tags, a publicação de textos, imagens e vídeos, entre outros.

Pesquise as palavras-chave corretas

Para se posicionar bem nos mecanismos de busca e atrair mais acessos, é fundamental que você fale a mesma língua das pessoas de quem quer despertar o interesse. Uma empresa que quer vender pneus, por exemplo, talvez não encontre seu público-alvo usando somente palavras como acessórios e veículos. Por isso, avalie e teste as palavras-chave que os visitantes em potencial do site utilizariam para buscar o produto ou serviço que você está divulgando.

Tenha paciência

Sites novos e sem qualidade não são confiáveis em seus primeiros momentos de vida. Para superar essa barreira inicial e despertar todo o carinho e atenção do Google, você precisa conquistar links para suas páginas que sejam provenientes de sites confiáveis. Mesmo que seu site seja lançado com conteúdo e design impecáveis, dificilmente ele se tornará relevante para os mecanismos de busca caso não consiga um bom número de referências como essas.

Remova todo e qualquer conteúdo duplicado

Conteúdo idêntico não é bem visto pelos mecanismos de busca. Por isso, evite criar páginas que tenham as mesmas informações. Caso elas já existam e não possam ser excluídas, basta redirecionar as cópias para uma única URL. Lembre-se, ainda, de pesquisar alguns trechos do seu conteúdo nos mecanismos de buscas para saber se existem outros sites replicando seus textos, imagens e vídeos por aí. Caso você identifique esse tipo de situação, não hesite em entrar em contato com o responsável para corrigir o problema.

Evite o black hat

As técnicas de SEO ‘black hat’, que buscam manipular o algoritmo dos mecanismos de busca para atrair pessoas que não queriam chegar até ali, podem ser facilmente descobertas e gerar grandes problemas para o seu site. Por isso, confira se não existem práticas como links ou palavras-chave ocultas em suas páginas, pois, caso o mecanismo de busca as encontre, seu endereço pode perder posições nos resultados ou até mesmo ser apagado do índice. Lembre-se de que o uso das técnicas de SEO deve ser uma iniciativa permanente para que o site comece a conquistar posições progressivamente e atrair mais acessos de forma orgânica. Se você conhece outras técnicas que podem ajudar a trazer mais visitantes para um website, enriqueça nossa discussão deixando sua visão em nossa seção de comentários!