Atualizado às 12:34h de 26/04/2012:

Foi lançado o Ubuntu 12.04 LTS e ele já está disponível para download em: http//releases.ubuntu.com

Olá nobre leitor(a) das madrugadas solitárias. Hoje, dia 26 de Abril ocorrerá um grande acontecimento do mundo do software livre neste ano, o lançamento da versão final do Ubuntu 12.04 LTS, as imagens do sistema operacional serão disponibilizadas para download já nas próximas horas.

Os releases do Ubuntu Desktop e Servidor são lançados a cada 6 meses, ou seja, você terá sempre as aplicações mais recentes que o mundo open source tem para oferecer, entretanto, como os desenvolvedores do Ubuntu também são focados em segurança, estas versões “comuns” também tem atualizações de segurança gratuitas por pelo menos 18 meses. Já a versão LTS (Long Term Support ou suporte a longo prazo) é lançada a cada 2 anos e as atualizações de segurança eram suportadas pelo período de 3 anos para o Ubuntu Desktop e 5 anos para o Ubuntu Server. A partir do Ubuntu 12.04 que será lançado hoje, o grande diferencial será o período estendido de suporte ao Ubuntu Desktop, em vez de 3 anos de atualizações de segurança totalmente gratuitas, seus usuários poderão desfrutar deste sistema operacional de forma totalmente segura até 2017! A imagem abaixo mostra o ciclo de lançamento das versões LTS do Ubuntu, especificando também o seu ciclo de suporte:

Outras novidades desta versão do Ubuntu:

  • Unity Greeter, um novo painel de login de usuários, redesenhado e muito bonito, o grande chamativo deste novo painel é a função de alterar o seu fundo de tela de acordo com o papel de parede que o usuário escolhido está utilizando, o efeito é realmente muito legal;
  • HUD;
  • O jukebox padrão voltará a ser o Rhythmbox, em vez do Banshee que vinha sendo utilizado;
  • A arquitetura default passará a ser amd64, entretanto, ainda existirá o suporte para sistemas 32 bits;
  • Painel de configurações de som redesenhado e otimizado;
  • Sistema de notificações foi melhorado;
  • Unity otimizado e com vários novos recursos, visando melhorar a sua produtividade e desempenho;
  • LibreOffice atualizado!

O vídeo abaixo mostra alguns destes novos recursos em funcionamento, note que o vídeo ainda não é da versão final do Ubuntu 12.04 e sim, da versão beta2, ou seja, o que podemos ver neste vídeo deve estar bem melhor agora! 🙂 [yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=_kzFrItCHOE’] Todas as informações sobre o desenvolvimento do Ubuntu e agendamentos de novos releases podem ser acompanhados através desta wiki: https://wiki.ubuntu.com/PrecisePangolin/ReleaseSchedule Bom, eu vou ir tentar dormir para ver se consigo acordar a tempo de ser um dos primeiros a atualizar o meu Ubuntu. Então, até a versão 12.04!