Como a tecnologia e o meio ambiente podem andar juntos e contribuir para um mundo melhor?

Sustentabilidade deixou de ser um tema do futuro e tornou-se presente e imprescindível. As empresas não devem ficar de fora do assunto, por isso, é necessário adotar práticas que irão contribuir para o benefício e preservação do meio ambiente sem deixar de lado o desenvolvimento tecnológico.

Nesse ínterim, surge a Gestão Ambiental: um sistema de condutas de administração empresarial que busca reduzir, ao máximo, o impacto que as organizações provocam ao ecossistema. 

Entretanto, ainda há um certo estranhamento quando esse assunto é abordado por empresas de tecnologia. Afinal, ainda é um desafio entender como sustentabilidade e elementos eletrônicos podem andar juntos. Fatores como lixo eletrônico e aumento no gasto de energia fortalecem esse tipo de pensamento. 

Mas, o cenário mudou. A tecnologia, antes vista como vilã do meio ambiente, pode se tornar uma grande aliada. Inclusive, no relatório da pesquisa do Google Cloud, feito com líderes, em 2020, 90% dos entrevistados afirmam que a sustentabilidade é uma prioridade para o departamento de TI. 

Tecnologia e meio ambiente passam a caminhar juntos e se fortalecem um ao outro no percurso. É o início de uma jornada benéfica para todos os envolvidos. 

Falar é fácil.. Mas e a prática? 

Por aqui, estamos empenhados em prosseguir nessa jornada. Mas, não nos detemos apenas em afirmar isso por meio das palavras deste artigo. Confira as práticas de Gestão Ambiental da HostDime Brasil: 

1. Descarte responsável

Primeiramente, enfatizamos nossa destinação de lixo eletrônico. Esse tipo de lixo, caso descartado em lixeiras comuns, pode contaminar o solo e os lençóis freáticos, devido aos seus componentes tóxicos. Por isso, em nosso escritório, temos lixeiras destinadas para descarte correto de lixo eletrônico. 

2. Utilização de Cloud

Estar nas nuvens ajuda ao meio ambiente!

A Nuvem traz muitos benefícios para o meio ambiente, como a possibilidade de não precisar de salas de arquivo, diminuir a circulação de papel impresso e, consequentemente, do desmatamento. Além disso, ter um ambiente em Cloud diminui a emissão de CO2 na atmosfera, devido à menor circulação de pessoas nas ruas. Isso se deve a ajuda da computação em nuvem, pois o trabalho remoto tornou-se uma realidade.

É importante lembrar: Não somente utilizamos esse ambiente, como também fornecemos o serviço para que outras empresas possam utilizá-lo. 

3. Atitudes diárias

Alguns elementos fazem parte da nossa cultura organizacional e impactam a vida do time, dentro e fora do escritório. Os principais são:

  • Não utilizamos descartáveis: Aqui, temos o necessário para todo time. Inclusive, todo mundo tem sua própria caneca ou garrafa de água. Além disso, impressões em papel apenas são feitas quando estritamente necessários;
  • Nada de desgaste desnecessário:  Nosso time é constantemente relembrado – por meio de conversas, e-mails e treinamentos – sobre a necessidade de economizar, seja água ou luz. Sustentabilidade faz parte da nossa cultura;
  • Incentivo ao ciclismo: Saindo um pouco do escritório, uma boa parte do nosso time pratica ciclismo! Por isso, temos um bicicletário em nosso estacionamento e também incentivamos a prática com o patrocínio de um projeto de sinalização de ciclovias;

4. Equipamentos com selo de sustentabilidade

  • Chillers com selo Go Green. Comprova a economia desses equipamentos de resfriamento, que operam mais de 2 mil litros de água diariamente, “descartando” – através do inevitável processo de evaporação – apenas uma quantidade equivalente a 1 copo por mês;
  • Torneiras econômicas: Zero risco da água ser utilizada desnecessariamente. As torneiras automáticas são acionadas através do sensor de presença;

5. Infraestrutura sustentável 

  • Estrutura em steel frame e drywall: Paredes com sete camadas. Isso gera economia de energia na climatização (já que diminui a troca de calor com a parte externa) e reduz os ruídos para fora;
  • Irrigação inteligente automatizada: Não basta manter a área externa do escritório arborizada, economizamos água devido ao nosso processo de irrigação ser 100% automatizado, gerando uma economia de água estimada em 15%;
  • Iluminação 100% em led e incentivo a luz natural: Lâmpadas leds economizam 80% mais de energia do que as incandescentes. Além disso, nem sempre precisamos utilizá-las, pois nosso escritório foi pensado e projetado para aproveitar, ao máximo, a luz solar;
  • Sistema de combate a incêndio com agente limpo: É fato de que não queremos utilizar esse sistema, mas, nada como a prevenção, né? Ainda assim, se esse sistema for acionado, não prejudicará o meio ambiente (Gás HFC 125) e nem a saúde humana.

6. Melhoria contínua 

Por fim, estamos, constantemente, passando por auditorias internas, promovidas por nosso time de Infraestrutura. Além do nosso foco em melhorar serviços, infraestrutura e atendimento ao cliente, gestão ambiental também é prioridade – excelência em todas as áreas do negócio, né?

Compreendemos que pensar em sustentabilidade agora é pensar no futuro; algo que não impacta somente as empresas, mas na vida humana. 

Tecnologia e meio ambiente podem (e devem!) andar juntas. Quer entender melhor sobre como isso acontece por aqui? Veja nosso tour virtual e conheça toda nossa operação, clicando aqui.