ISO 22301: Gestão de Continuidade de Negócio

A HostDime Brasil obteve a certificação ISO 22301: Gestão de Continuidade de Negócio, em 2022. Essa certificação é um reflexo do compromisso com a excelência de toda nossa operação. 

A importância dessa certificação se dá pelo fato de sabermos que há muitos fatores críticos que podem paralisar a operação de uma empresa, e é exatamente isso que as boas práticas – presentes na ISO 22301 – buscam mitigar.

Sendo assim, a ISO de Continuidade de Negócio garante um plano de identificação de riscos e ameaças, que podem parar o funcionamento de uma empresa. Logo em seguida, desenvolve ações proativas para reduzir o tempo de inatividade destas operações e recuperar a capacidade operacional, minimizando os impactos ao negócio.

Por isso, o plano de Continuidade de Negócios assegura a estabilidade das operações críticas, mesmo diante de uma situação de crise.

Afinal, atualmente, a disponibilidade de uma operação é essencial para desenvolvimento e destaque das organizações, diante de um mercado cada vez mais competitivo.  

Como a HostDime Brasil conquistou a ISO 22301?

Jonas Marlon, Gerente de Qualidade e Líder do projeto da certificação, respondeu esse questionamento:

“Diante de um mercado cada vez mais competitivo e das inúmeras situações de incidentes nas organizações e instabilidade nos negócios, decidimos por implementar um sistema de Gestão de Continuidade de Negócio (ISO 22301) em nosso SGI, trazendo uma maior confiabilidade aos nossos clientes e parceiros.

Durante o projeto, foi necessário envolver todas as lideranças da organização a fim de avaliar todos os seus processos e identificar quais os impactos que cada um poderia trazer ao negócio. Além disso, identificar e avaliar todos os riscos relacionados a estes processos.

Com esse mapeamento, atualizamos nossa Política de Continuidade de Negócios, instituída desde 2019, e seguimos com o levantamentos dos recursos e controles necessários para implementação das estratégias e soluções de continuidade para cada possível cenário de disrupção.

Nesta etapa, as lideranças de cada área envolveram seus times para desenvolverem planos de continuidade operacional de seus processos. Logo, gerou a elaboração de documentações, treinamentos e testes destes planos.

Por fim, para garantir a eficiência da execução e aptidão de todos os envolvidos, simulamos situações reais de disrupção. Isso nos trouxe a oportunidade de melhorarmos ainda mais os planos, com o objetivo de reduzir ainda mais o Recovery Time Objective (RTO), que é o tempo objetivo de recuperação daquele processo durante uma parada.

E esta é mais uma conquista que a HostDime traz aos seus clientes e parceiros, buscando a excelência na entrega de seus serviços e agora trazendo ainda mais segurança e confiabilidade em seus negócios.”

Qual a importância da ISO de Continuidade de Negócio para as empresas?

“A ISO 22301 traz uma maior confiabilidade às partes interessadas, principalmente aos clientes e parceiros, uma vez que a gestão de continuidade das operações faz com que os riscos de incidentes sejam reduzidos. Além disso, é possível, de forma planejada, reagir adequadamente a estes incidentes, mitigando efeitos indesejáveis aos negócios.

São alguns dos benefícios da ISO 22301:

 

  • – Proteção da reputação e credibilidade;

  • – Redução de custos em situações de disrupção;

  • – Confiança na capacidade da organização;

  • – Eficácia na resposta a incidentes;

Para os clientes da HostDime Brasil, contar com um parceiro certificado ISO 22301, é ter a confiança de que todos os processos de negócio estão devidamente controlados e que são continuamente monitorados, garantindo uma resposta rápida às atividades críticas que dão suporte à continuidade dos seus serviços.

Tudo isso, consequentemente, evita perdas operacionais e financeiras irreparáveis para a organização dos clientes.”

Afirma, mais uma vez, Jonas Marlon.

A HostDime Brasil é o data center mais certificado da América Latina

Além da ISO 22301 e da certificação TIER III – clique aqui para acessar nosso artigo sobre o tema -, equivalente ao Oscar dos Data Centers, a HostDime Brasil também garante outras certificações ISO:

  • – ISO 20000: Garantia de melhores práticas na melhoria e inovação das soluções oferecidas;
  • – ISO 27701: Conhecida como ISO da LGDP, assegura contínua na gestão da privacidade de dados pessoais;
  • – ISO 27017: Segurança em cloud computing;
  • – ISO 27018: Melhores práticas em controle de privacidade voltada para nuvem pública;
  • – ISO 27001: Excelência nos sistemas de gestão de segurança da informação;
  • – ISO 9001: Garantia da satisfação total de clientes obedecendo padrões internacionais.

Você também pode gostar de ver: Confira todos os certificados e premiações da HostDime Brasil clicando aqui. Esses elementos comprovam a constante busca por excelência, presente no DNA da HostDime Brasil.