Como proteger a operação do seu negócio e dados dos clientes?

A segurança digital em um e-commerce nem sempre é uma prioridade (mas deveria). 

Afinal, muitos empreendedores, e consumidores, passam boa parte do ano focando nas grandes ofertas do varejo; como Black Friday, Cyber Monday e queimas de estoque. Mas, toda essa expectativa não é à toa.

Somente neste ano, segundo a empresa de mensuração e análise NielsenIQ|Ebit, as vendas no e-commerce brasileiro movimentaram R$ 4,2 bilhões. Outro dado, da Nuvemshop, constatou que, apenas em 12 horas da Black Friday, os e-commerces cadastrados movimentaram 13% a mais que em 2020, totalizando em R$10,8 milhões.

A efetivação das compras não se resume a um simples clique no mouse.

Porém, ainda que diante de resultados tão positivos, é importante lembrar que é necessário um grande investimento para que as vendas sejam feitas com agilidade, qualidade e segurança. E então, é aqui que a combinação entre e-commerce e segurança digital entram em cena.

E-commerce sem segurança digital: A compra que se transforma em dor de cabeça.

Imagine duas situações hipotéticas, mas extremamente possíveis: 

  • 1. Você possui um e-commerce e passou meses se preparando para o pico de vendas. Demandou tempo, esforço e dinheiro para possibilitar os acessos em seu site. Mas, na semana de maior consumo, é atingido por hackers que sobrecarregam sua plataforma e impossibilitam as vendas;
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  • 2. Há meses você está querendo comprar um eletrônico. Portanto, economizou e aguardou, ansiosamente, para encontrar promoções. E encontrou! Fez sua compra acreditando que era um bom negócio, contudo… Logo, descobre que a plataforma onde comprou não possuía boas práticas de segurança digital. A promoção veio com um nocivo combo: Os dados de seu cartão foram clonados. 

Por que ataques cibernéticos são cada vez mais comuns?

Uma vez que estamos inseridos em um ambiente de aumento na movimentação de transações financeiras pela web, também ficamos mais suscetíveis a ação de cibercriminosos.

Devido a essas ameaças, as empresas brasileiras começaram a se posicionar mais fortemente em relação à segurança digital. Segundo a pesquisa PwC Digital Trust Insights 2022, 83% das organizações brasileiras preveem um aumento nos gastos com cibersegurança em 2022. 

Portanto, você também não pode ficar suscetível aos cibercriminosos.

O investimento constante – não apenas nos picos de vendas, hein? – em segurança digital, é crucial para os negócios. Por essa razão, nosso Diretor de Tecnologia, Lucas Montarroios, abordou pontos importantes para que você consiga evitar que as situações citadas acima se tornem em pesadelos reais. 

Computação em nuvem é o melhor amigo do e-commerce

“Utilizar a computação em nuvem é uma ótima estratégia para garantir a agilidade e excelência das vendas, para que não ocorram oscilações e que os sites não fiquem offline. Além de, em conjunto com soluções de firewall, por exemplo, prover total segurança de dados dos consumidores. As informações pessoais e métodos de pagamentos estarão protegidos com padrões de segurança da informação, além de armazenamento confidencial dos dados de clientes”, alerta Lucas.

Além de preparar as empresas para um atendimento com qualidade e efetividade, os recursos da nuvem também trazem constante segurança de dados dos clientes.

Os dados mais frágeis, como informações pessoais e métodos de pagamentos, devem estar protegidos. E soluções como firewall UTM, em conjunto com a nuvem, oferecem esse cuidado. Isso ocorre por meio de padrões de segurança da informação e armazenamento confidencial dos dados”, finaliza o Diretor de Tecnologia.

Também é muito importante ressaltar que, para garantir o desempenho e a segurança que a computação em nuvem pode entregar, é fundamental utilizar tecnologias de ponta que vão aumentar a eficiência. Entretanto, somente isso não é suficiente. Por isso, deve-se levar em conta a infraestrutura por trás desse ambiente, como data centers certificados e os processos aplicados para a segurança do ambiente.

Já que falamos de infraestrutura…

Somos um data center Tier III e mais certificado de toda a América Latina. Além disso, atuamos há 15 anos no mercado brasileiro de tecnologia e trazemos soluções para mais de 15 mil clientes.

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