O novo cenário de pandemia que se instalou no mundo inteiro exige que as pessoas fiquem mais distantes. Muitos, inclusive, trabalhando no sistema home office. Essa mudança trouxe vários impactos. Muitas empresas precisaram se reorganizar e ajustar as suas atividades. No entanto, aquelas organizações que tinham as atividades baseadas em nuvem já contavam com uma estrutura preparada para essa adaptação. Para as outras, a transição foi necessária.

Nas instituições de ensino, a demanda por aulas a distância só aumentou. Essa crescente em busca do EaD passou a exigir uma infraestrutura mais sustentável. Uma das maneiras mais eficientes de atingir esse objetivo com qualidade é com a adoção de um Data Center Virtual.

Ter um Data Center Virtual em uma instituição de ensino tem várias vantagens e se torna uma das soluções mais eficazes para o mercado da educação. 

Tecnologia e educação

Um pensamento que ocorre constantemente quando citamos a junção de “tecnologia” e “educação” é a oferta cada vez maior de cursos por Ensino a Distância (EaD). Mas é essencial lembrar que a tecnologia já está muito bem estruturada em outras vertentes da educação, seja por aulas mais interativas, através dos tablets de ensino, ou até mesmo pelo sistema online das escolas e faculdades, em que são ofertadas matrículas e o serviço de acompanhamento de todo o histórico de desempenho do aluno.

 class=

Para criar o ambiente propício na integração de sistemas, redes e na manutenção desses dados, é necessário contar com um parceiro estratégico que garanta integridade de todos esses dados e facilidade de acesso a eles.

Pensando nisso, é importante que no planejamento de sua instituição estejam previstas soluções para lidar com:

  • Conectividade e disponibilidade de informação;
  • Flexibilidade de recursos para lidar com a sazonalidade de acessos (período de matrículas ou finais de períodos);
  • Manutenção de sistemas críticos de gestão (como ERP).

Mobilidade, redução de custos e disponibilidade

A mobilidade é um dos maiores benefícios dos data centers virtuais, pois o trabalho e estudo em regime home office demandam esse tipo de vantagem, isto é, a possibilidade de acesso à plataforma de ensino em qualquer local. Muitas instituições já estavam preparadas para lidar com esse novo cenário, por utilizarem uma infraestrutura cloud e também por apresentarem uma plataforma de ensino EaD.

Quando a instituição conta com um Data Center Virtual, tem a vantagem de concentrar sistemas e aplicações em um ambiente com alta disponibilidade e desempenho. Essa integração, além da mobilidade, contribui para a redução de custos com a renovação tecnológica, como, por exemplo, a substituição de equipamentos.

Toda a infraestrutura física, como storages, switches, servidores, deixam de ser armazenados em data centers locais ou físicos e passam a operar em um ambiente em nuvem. Isso faz com que a instituição de ensino passe a ter como despesa apenas uma assinatura mensal de um provedor.

Ao mudar para um Data Center Virtual, a instituição passa a contar com um serviço feito sob demanda de acordo com suas necessidades, ou seja, paga sempre apenas pelos recursos computacionais que utilizar.

Com o aumento exponencial da demanda no ensino a distância, em tempo de distanciamento social, aumenta também a necessidade das instituições educacionais em contar com uma infraestrutura estável. As plataformas de educação necessitam de alta disponibilidade e desempenho durante períodos prolongados de consumo.

Qualquer incidente operacional pode comprometer não só a experiência do visitante, mas também a aplicação da aula. Além disso, pode diminuir a credibilidade da instituição educacional.

É pensando dessa forma e contribuindo para um trabalho educacional mais focado em estruturas sólidas e eficazes que a HostDime Brasil oferece o seu Data Center Virtual. Se você ainda tem alguma dúvida sobre como migrar a sua instituição de ensino para o caminho da inovação, entre em contato com um de nossos especialistas.