Compartilhar:

Atualmente, a enorme pressão que o mercado exerce sobre as empresas faz com que elas entreguem mais produtos e serviços, em períodos de tempo e orçamentos cada vez menores, sendo este um dos fatores que mais preocupam o departamento de TI (Tecnologia da Informação). E quando o espaço físico e os recursos de suporte do Data Center não conseguem mais suprir as necessidades dos negócios, é hora de buscar novas soluções de gerenciamento de dados, como os serviços de colocation e cloud computing. As duas soluções estão sendo exploradas por inúmeras organizações, pois ambas apoiam  o aumento da capacidade dos servidores, permitindo que o time de TI das grandes organizações possam assumir um papel mais estratégico nas operações. Embora ofereçam vantagens comparáveis, cada uma atende necessidades específicas. Neste artigo, mostraremos as diferenças entre colocation e cloud computing, bem como elas podem ajudá-lo a alcançar suas metas.  

Colocation

Com o colocation, as empresas mantém seu próprio equipamento, mas compartilham as despesas relacionadas a banda, conexão, eletricidade, espaço para dados, entre outros, com o Data Center. Assim, você garante que o servidor funcione corretamente e, ao mesmo tempo, tem controle sobre o equipamento. Sua equipe de TI pode intervir e cuidar da manutenção do servidor sempre que precisar. Os serviços de colocation são uma ótima opção para empresas que precisam ter um controle completo sobre seu equipamento. Para contratá-los, elas precisam mover sua infraestrutura de TI para uma instalação moderna de um Data Center, onde terão o espaço necessário para crescer. Optando por um Data Center TIER III, poderão contar com a garantia de alta disponibilidade, equipe operante 24x7x365 seguindo as principais normas internacionais, sistemas de backup, segurança física, energia, refrigeração e conectividade aos seus próprios ambientes de TI. Muitas empresas escolhem o colocation porque investiram uma grande quantidade de capital em equipamentos e não querem migrar seus dados e aplicações sensíveis para a cloud computing. Outras contratam essa solução por não possuírem espaço e energia necessária para manter o hardware em suas próprias instalações ou devem manter um nível de controle para satisfazer requisitos de proteção de dados com base em sua área de atuação no mercado.  

Cloud computing

O cloud computing permite que a organização tenha soluções sob medida de acordo com suas necessidades, sem ser impedida por investimentos em equipamentos e instalações, principalmente se ela estiver em seus primeiros anos de funcionamento. Isso porque a infraestrutura completa de hardware é fornecida pelo provedor de Data Center, incluindo servidores, elementos de rede e equipe de TI responsável pela sua gestão, manutenção e resolução de problemas. Dessa forma, é possível fazer com que o time de TI da sua empresa tenha um trabalho mais estratégico, desenvolvendo projetos que ajudariam o negócio a crescer. Outro ponto importante é que, quando a empresa está sujeita a regulamentações relacionadas à proteção de dados, ela pode contar com o cloud para demonstrar sua conformidade e manter um alto nível de segurança. Além disso, caso seja necessário escalar ativos, tanto na vertical como na horizontal, a empresa poderá fazer isso rapidamente, obtendo acesso a novos recursos e serviços facilmente.  

Qual solução escolher, então?

Ambas as abordagens têm grande valor. Quando estamos diante de duas opções, essa pergunta surge automaticamente em nossas cabeças. É claro que sempre queremos escolher a melhor alternativa,  mas, nesse caso, é preciso determinar suas necessidades. Você precisa ter total controle sobre o equipamento em o servidor se baseia? Você procura uma equipe terceirizada para cuidar da manutenção do servidor? Independentemente de você escolher uma solução colocation, cloud computing ou uma combinação dos dois, os serviços dos fornecedores irão variar em profissionalismo e qualidade. Por isso, é muito importante que a empresa escolha um Data Center TIER III, o que garante a segurança e a alta disponibilidade dos dados e aplicações.   E então, já descobriu a solução certa para a sua empresa? Entre em contato com a gente para conhecer nossas soluções de colocation e cloud computing ou deixe um comentário. Se você ainda tem dúvidas sobre a importância da contratação de um data center e suas funções, conheça também o nosso artigo “O que é um Data Center”.