Será que Colocation é a solução ideal para seu negócio?

Colocation é a solução ideal para quem já possui servidores próprios e busca autonomia, alta disponibilidade e segurança para seus ativos de TI. Esses elementos são obtidos, de forma mais efetiva e econômica, em uma infraestrutura de data center. 

E, para você compreender com mais exatidão se a solução de Colocation é o que você precisa para seu negócio, listamos as principais causas que levam a empresas a considerar esse serviço:

  • (  ) Recente compra de hardwares ou utilização de servidores próprios;
  • (  ) Caso construir ou expandir um espaço de TI próprio não esteja nos planos;
  • (  ) Desejo de manter autonomia e controle completo no gerenciamento dos seus serviços;
  • (  ) Busca por redundância de links para garantir a total disponibilidade para sua operação;

Se você deu check em, no mínimo, dois desses elementos, continue lendo esse artigo! Para abordar esses temas de forma mais clara e profunda, definimos as principais vantagens para empresas que adotam a solução de Colocation.

 

7 vantagens de ter Colocation em Data Center

 

  1. 1. Economia financeira 

Primeiramente, uma ilustração: Considere o espaço que suas máquinas ocupam, a quantidade delas, os gastos atuais com largura de banda, equipamentos e sistemas de segurança física e lógica. Além de seu tempo, ou da sua equipe, que se empenha em manter os servidores funcionando. Todos esses elementos, em conjunto, podem demandar muito tempo e dinheiro, correto? 

Por isso, muitas empresas, ao executarem um planejamento mais detalhado dos investimentos, percebem que investir em um Colocation é mais econômico. 

Para analisar melhor a situação, você pode solicitar cotações (utilizando os elementos citados anteriormente) e realizar comparativos com o investimento no serviço de Colocation. 

 

2. Segurança lógica: Proteção de dados

Uma infraestrutura de data center tem rígidos padrões de segurança que, geralmente, não são encontrados em estruturas próprias e também seria muito custoso obtê-las. Confira abaixo:

Monitoramento contínuo de acesso e segurança impenetrável

Para evitar o acesso de pessoas não autorizadas aos servidores e aos dados dos servidores, padrões de segurança são estabelecidos, como leitura facial, reconhecimento digital, segurança armada 24h, mais de 100 câmeras de segurança 360 graus e entre outros. Esse elemento é uma junção da segurança física e lógica.

Especificamente em relação a segurança lógica (proteção de rede) há sempre à disposição uma equipe especialista em segurança e ferramentas de software e hardware que protegem os sistemas. Essa equipe atua, de forma proativa e constante, para proteger os sistemas de qualquer ameaça que possa surgir. 

Você pode gostar de ler: Como proteger seus dados de um ataque de ransomware

Você pode gostar de escutar:

  

3. Segurança física

Prevenção contra incêndios

Os incêndios são um dos principais perigos em relação aos equipamentos de TI, pois, podem resultar em perdas catastróficas devido à interrupção das operações vitais e danos materiais aos equipamentos.

Nestas situações, é importante que o incêndio seja extinto rapidamente – antes que ele tenha a chance de se dispersar – e que os equipamentos eletrônicos e outros dispositivos vitais não sejam danificados no processo de extinção do fogo. 

Em relação a isso, nosso data center tem equipamentos modernos para proteção contra incêndios – desde gás HFC 125 até um sistema de incêndio que detecta o aumento na temperatura da sala, antes mesmo de existir qualquer mínimo foco de fogo. 

Além disso, procedimentos e sistemas, como cabeamento visível e de fácil acesso, também facilitam a identificação de ameaças e problemas para colocar em prática a solução mais segura de proteção aos equipamentos e equipe.

Logo, muitas empresas preferem confiar em um sistema de incêndio cuidado por especialistas, do que negligenciar essa demanda, entendendo a criticidade da situação. 

 

Plano para desastres naturais

Inundações e terremotos também ameaçam as estruturas dos Data Centers. Lembre-se: O seguro cobre o equipamento mas não reembolsará a companhia em sua totalidade e reputação comprometida, caso todos os dados sejam danificados. Por isso, muitas empresas preferem evitar os possíveis danos. 

Curiosidade: Apesar da localização privilegiada e com poucos riscos, o data center da HostDime Brasil também tem estrutura steel frame e drywall, que é mais resistente a desastres como furacões e terremotos. 

 

4. Gerenciamento de energia

Muitas empresas ficam à mercê das instituições que prestam serviços de iluminação pública. Logo, um simples apagão pode ocasionar no desligamento de servidores e inatividade das operações.

Sendo assim, as organizações optam pela solução de Colocation, visto que a data centers oferecem:  

  • – Geradores, que garantem a continuidade das operações, mesmo em caso de falta de energia. Esses equipamentos também são extremamente caros, para aquisição própria;
  • – Equipe para fazer a manutenção desses geradores, anulando qualquer possibilidade de falhas; 

Na HostDime Brasil, por exemplo, em caso de falta de energia, temos a garantia de até 10 dias ininterruptos com alimentação própria por meio de nossos geradores. Afinal, não podemos dar espaço para a indisponibilidade!

Você pode gostar de escutar:

 

5. Salas com sistema de climatização

A temperatura dos ambientes, onde os servidores estão alocados, deve estar em níveis aceitáveis e sem grandes oscilações. Isso assegura a perfeita operação dos sistemas, evitando a possibilidade de prejuízos ao funcionamento de qualquer equipamento desta natureza.

Logo, os data centers oferecem refrigeração de alta eficiência, por meio de climatização otimizada no ambiente para racks. Na HostDime, isso ocorre por meio de uma zona de confinamento de refrigeração passiva que maximiza a eficiência operacional. 

Visto que, geralmente, as empresas não têm sistemas de refrigeração específicos (em geral, apenas o ar-condicionado comum), é mais prático alocar os servidores em Colocation.

 

6. Alta Disponibilidade

Uma vez que a disponibilidade do serviço/servidor é considerado crítico, muitos data centers oferecem aos seus clientes de Colocation uma garantia de disponibilidade de 100% – e nada menos do que isso é aceitável .

Essa disponibilidade é obtida por meio da soma de todos os elementos citados anteriormente. E, além desses fatores, também é alcançada com links redundantes (mais de rede dielétrica ou subterrânea em fibra óptica) e estrutura Autonomous System (AS). Esta infraestrutura garante que os sistemas hospedados permaneçam acessíveis, mesmo se houver falhas em umas das conexões com a Internet. 

Ou seja, a garantia que o serviço não sofrerá interrupções e continuará estável.

 

7. Dedicação de tempo para o crescimento da empresa

Com as vantagens acima, você viu como menos custos também podem gerar menos preocupações para o seu negócio. O Colocation permite a dedicação completa da gestão de TI para o gerenciamento dos serviços e para novas possibilidades de negócio, levando em conta o crescimento seguro, prático e de excelência das suas operações.

Vale lembrar que a maioria dos serviços de Colocation contam com um suporte técnico todos os dias para auxiliar você ou sua equipe com problemas relacionados às suas operações. Quando necessário escalar seus serviços, basta solicitar ao seu data center parceiro um plano maior de acordo com suas novas demandas.

Sendo assim, você tem menos preocupações, menos custos, e, consequentemente, mais tempo e dinheiro para investir no crescimento e inovação da sua empresa. 

 

Como encontrar a infraestrutura ideal para o serviço de Colocation?

Após analisar se o Colocation é a opção mais viável para o seu negócio, o próximo passo é encontrar a infraestrutura ideal. Na HostDime Brasil, oferecemos o serviço de Colocation com o funcionamento, suporte e segurança 24 horas por dia, sem interrupções nas suas operações.

Além disso, fomos premiados como o Melhor Fornecedor de Colocation da América Latina, pelo DCD Awards.

Você também tem a possibilidade de alocar os seus servidores em um espaço privativo ou compartilhado e conta com uma sala exclusiva para clientes para a realização de manutenções em seus servidores em um ambiente confortável.

Enquanto você controla tudo, entregamos todo cuidado para o suporte completo e a segurança dos seus equipamentos.  Solicite uma cotação de Colocation, sem compromisso.

Só acredita vendo? Conheça o data center mais certificado e premiado como Melhor Fornecedor de Colocation, da América Latina

 

Sobre a hostdime brasil

Fundada em 2006, HostDime Brasil é uma empresa global de computação em nuvem, que atua há mais de 15 anos no mercado de tecnologia do Brasil e atende mais de 15 mil clientes no país.  Presente em 7 países, a missão da empresa é transformar o mercado de tecnologia a partir da construção de Data Centers projetados para fomentar novos polos de inovação no mundo através do acesso à tecnologia de ponta e profissionais de excelência técnica. Oferece soluções de servidor dedicado, cloud server, cloud backup e colocation.