Compartilhar:

Descubra como o planejamento de TI na cloud e os novos formatos educacionais estão transformando as salas de aulas virtuais em ambientes de aprendizagem mais interativos.

 class=

Já não é novidade que a tecnologia vem mudando a forma como estudantes e professores vivenciam os processos de ensino-aprendizagem. A inovação deixa de ser apenas uma participante nas salas de aula e, agora, nos ambientes virtuais, proporciona o suporte completo aos novos formatos de interação e conhecimento para as modalidades de ensino remoto e a distância.

Por causa da necessidade tecnológica para a continuidade das aulas durante e após a pandemia, as instituições de educação encontram na cloud computing os recursos ideais para transformar o ensino. A partir do planejamento de TI e da aplicação de novos métodos, alunos e professores se beneficiam da tecnologia para aprimorar os estudos neste cenário.

Planejamento educacional na nuvem

As instituições que já haviam aliado o crescimento estratégico à inovação no seu planejamento de TI viveram uma adaptação para o digital de maneira mais natural, tanto no ensino remoto quanto no ensino a distância. Porém, escolas e faculdades que ainda não deram início às mudanças podem se beneficiar da cloud computing ao:

  • disponibilizar grande volume de conteúdos com velocidade;
  • conectar alunos e professores em salas virtuais;
  • permitir o acesso remoto aos materiais a partir de diferentes plataformas e dispositivos, como apps e sites;
  • viabilizar upgrade e downgrade do ambiente de aulas de acordo com o número de acessos e novos recursos para aulas interativas;
  • integrar novos sistemas sem aumentar a latência;
  • garantir a manutenção contínua de sistemas críticos de gestão;
  • proteger dados pessoais de alunos e professores, sejam eles referentes à matrículas ou ao acompanhamento do histórico escolar.

A construção de um planejamento de TI que viabilize todos esses pontos demanda que equipes de tecnologia e professores estejam em sintonia em capacitações e treinamentos para proporcionar aos estudantes a melhor experiência de ensino na modalidade a distância.

 

Aplicação de novos recursos tecnológicos

O diálogo entre professores, gestores e profissionais de TI é fundamental para a maturidade digital de toda a equipe, o que permite dinamizar e transformar os processos de ensino. Porém, se você acredita que esse investimento em inovação gera altos custos para sua instituição, o segredo para desmistificar esse pensamento está em escolher o parceiro certo.

A partir do planejamento de TI bem estruturado e personalizado de acordo com as suas demandas tecnológicas, de gestão e de ensino, o próximo passo é continuar a inovação com recursos especializados para o setor. Hoje, a maioria das experiências e imersões digitais de ensino acontecem por meio de gamification, realidade virtual e realidade aumentada e são consequência de um trabalho integrado entre escolas e faculdades com startups do segmento.

A relação dos alunos com o conhecimento pode ir além dos livros e textos por meio de interações digitais que permitem experiências como a simulação de situações reais em um cenário digital e os estudos teóricos em modelos tridimensionais, ambos inovadores e necessários para áreas como medicina, engenharia e arquitetura.

Com as parcerias certas, sua instituição se dedica ao que realmente importa: integrar todos os recursos necessários em um só lugar e disponibilizá-los na nuvem com qualidade, rapidez e segurança a todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Como a tecnologia pode transformar o ensino remoto?

Aulas mais interativas e o acesso de qualquer lugar e em qualquer dispositivo estão sendo essenciais para a inovação no ensino remoto. As soluções na nuvem que permitem a aplicação de gamification e realidade aumentada e virtual no ensino já são uma necessidade que você precisa conhecer na prática.

No novo episódio do HostDime Labs, contamos com a presença de Marcone Barros, gerente de TIC da Faculdade Pernambucana de Saúde, para um bate-papo sobre como está sendo a adaptação tecnológica no ensino superior. Assista aos melhores momentos:

https://www.youtube.com/watch?v=uGhWhja0SEQ&feature=youtu.be

Encontre a solução sob medida para a sua instituição de ensino com grandes parceiros. Converse com um especialista HostDime e personalize sua nuvem.