Produtos
20 Nov 2019 • Leitura 5 min

Segurança da informação: saiba como garantir a proteção de dados da sua empresa

O seu cliente realizou um cadastro para fazer compras no seu e-commerce e salvou os dados de pagamento no site para facilitar a próxima compra. A gente sabe como essa troca de confiança já faz parte da rotina digital, principalmente ao permitir acesso a dados pessoais. A informação é um bem valioso e por isso a necessidade de esclarecer o uso, o armazenamento e a tratativa das informações de usuários é essencial para garantir a proteção de dados.

A segurança da informação é o conjunto de medidas práticas, a nível físico e lógico, para proteger informações e dar continuidade a soluções seguras de armazenamento e processamento de dados. O primeiro passo para implantar as boas práticas de segurança da informação precisa começar em uma rotina interna na sua empresa e por isso preparamos um guia básico para você conhecer as principais formas de assegurar qualidade e privacidade aos seus clientes.

Por que segurança da informação é importante?

Já pensou se cada organização ou empresa tivesse controle sobre seus dados sem você saber o que seriam feitos com eles? Certificações mundiais e medidas legislativas como a GDPR e Lei Geral de Proteção de Dados buscam padronizar e auxiliar no controle e transparência para a coleta e armazenamento de dados. Dessa forma, a segurança da informação contribui para operações mais seguras a partir dos princípios de:

  • confidencialidade, para o acesso restrito e apenas autorizado a dados;
  • integridade, para proteger dados originais;
  • autenticidade, na confirmação de informações fornecidas por fonte confiável;
  • disponibilidade, para o acesso aos dados em qualquer lugar e a qualquer hora.

A norma internacional ISO/IEC 27001:2013 estabelece padrões e medidas para a gestão de segurança da informação para estabelecer, implementar, manter e dar continuidade aos processos de segurança em empresas. Independente de ser um negócio de pequeno, médio ou grande porte, as medidas de proteção de dados alcançam um nível global e são necessárias para uma gestão segura e completa a todos.

Como funciona a segurança da informação na prática?

As equipes de TI constantemente se dedicam ao monitoramento, controle e manutenção de equipamentos, principalmente se você mantém seus ativos abrigados em uma infraestrutura própria. Esta segurança, a nível físico, é um passo para garantir a alta disponibilidade, redundância para acesso aos dados, além de uma redução dos riscos de ameaças cibernéticas às informações armazenadas.

Mas de nada adianta se apenas uma parte da sua equipe está bem informada e desenvolvendo práticas de segurança dentro da empresa. Esta etapa é a segurança lógica, que consiste em medidas e atitudes diárias, para manter todos da equipe em sintonia na proteção de dados. Periodicamente, a realização de treinamentos em equipe é importante para compartilhar boas práticas e executar medidas de cibersegurança no ambiente corporativo. Confira os principais cuidados para o ambiente digital e físico:

  • fique atento ao uso de senhas em sites e controle o acesso aos seus equipamentos, seja em dispositivos pessoais ou do trabalho. Uma opção é utilizar a autenticação de dois fatores para efetuar logins;
  • realize cópias de segurança dos dados periodicamente. No caso de empresas, a alternativa pode ser um parceiro que armazena e realiza backups para o seu negócio;
  • utilize apenas conexões seguras e serviços que disponibilizam o gerenciamento de dados sempre que você precisar. A cloud computing é uma oportunidade para garantir a segurança da informação, alta disponibilidade de dados e atualizações contra ataques;
  • na dúvida, sempre confira as normas de legislações em vigor para a conformidade na tratativa de dados.

Invista em boas práticas e parcerias

As boas práticas entre todos os colaboradores e constante atualização e manutenção de hardwares, softwares e servidores são cuidados básicos para garantir a segurança da informação. Contar com o apoio de parceiros para a segurança física também pode ser uma oportunidade para um gerenciamento seguro e em conformidade no seu negócio.

O Cloud Server HostDime permite uma gestão de segurança da informação com alta disponibilidade e prevenção avançada contra ameaças de rede. Crie o plano ideal para sua empresa aqui.


Posts Relacionados

10 Dez 2019 • Leitura 6 min

Como funciona a gestão de TI em cartórios no Brasil

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2019 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade