Blog

Indústria 4.0: cloud computing como inovação para a retomada do setor

29 Jul 2020 • Leitura 5 min

Conheça as principais tecnologias da indústria 4.0 e como a cloud computing está ajudando os setores industriais para a retomada das atividades no pós-pandemia.

A inovação na indústria brasileira já tem a transformação digital como uma necessidade. Em maio deste ano, o crescimento de 7% na produção industrial mostrou o início da retomada de atividades nos setores como o de veículos, bebidas e vestuário. A adaptação nas linhas produtivas tem a tecnologia como uma grande aliada para atender medidas de segurança contra a Covid-19 e otimizar a produção dentro das fábricas.

Por essa razão, a 4ª Revolução Industrial é imprescindível para a inovação, seja a empresa de pequeno, médio ou grande porte. Os princípios da Indústria 4.0 estão relacionados a tecnologias essenciais que geram integração e conectividade na cloud computing para a: análise de dados, comunicação entre máquinas e segurança em sistemas de informação. Vamos descobrir a presença da cloud computing nas fábricas?

Indústrias conectadas

O planejamento de migração para a cloud computing demanda que todas as etapas da indústria estejam bem mapeadas pela equipe de TI. O objetivo é que as novas tecnologias estejam integradas para garantir mais segurança e controle na produção, além de uma gestão remota orientada a dados para enfrentar os impactos negativos da crise. Entre os principais pilares da indústria 4.0 conectados na nuvem, estão:

  • inteligência artificial: máquinas podem desenvolver a capacidade aprendizado e contribuir para a análise de dados, processamento de informações e tomada de decisões. Para isso, são necessários códigos e dados que devem ser utilizados através dos seus pilares: o machine learning, o deep learning e o processamento de linguagem natural (PNL).
  • internet das coisas (IoT): a comunicação entre objetos inteligentes permite a conexão nos processos das máquinas para mais produtividade, controle nas linhas de produção, menos custos e geração de insights baseado em dados.
  • impressão 3D: também conhecida como manufatura aditiva, esse tipo de impressão tridimensional resulta da adição de materiais em diversas camadas, como plástico e metal, o que permite a fabricação de protótipos e objetos em larga escala e com baixo custo;
  • sistemas cyber-físicos: objetos físicos e digitais trabalham em sintonia, inclusive com o controle da IoT, para o controle e gerenciamento de informações em tempo real, o que proporciona soluções cada vez mais personalizadas e seguras na indústria.

Com o investimento dedicado às principais dores do negócio, empresas encontram na cloud computing os recursos tecnológicos necessários para migrar, por etapas ou completamente, os setores que mais precisam de inovação.

Novos tempos modernos

Apesar da necessidade de tecnologia para implementar mudanças, a pesquisa Inovação na Indústria, da Confederação Nacional da Indústria, revela que apenas 23% dos líderes empresariais dão à inovação um grau de importância muito alto. A falta de recursos e de equipe qualificada são alguns desafios a serem superados.

Nessa adaptação para o cenário pós-pandemia, será cada vez mais necessário que gestores invistam em conhecimento nos segmentos como o de computação e robótica, assim como o de soft skills para treinar equipes para atividades e comunicação a distância.

Enquanto isso, a migração para a cloud computing pode ser um investimento sob medida para sua empresa. Com um parceiro de tecnologia, a sua equipe de TI pode focar em implementar a cloud como uma estratégia de crescimento, o que garante o foco dos gestores e profissionais de TI na otimização de custos e treinamentos para as equipes.

Uma parceria de data center é fundamental para que a sua empresa tire o melhor proveito da tecnologia, conectando dados e máquinas em todos os componentes da indústria. Converse com um especialista HostDime e desenhe a solução de cloud computing personalizada para o seu negócio.

Posts
Relacionados

29 Jul 2020 • Leitura 6 min

Indústria 4.0: cloud computing como inovação para a retomada do setor

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2020 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade