Blog

Brainstorm na nuvem: a nova rotina do mercado criativo em home office

30 Jun 2020 • Leitura 5 min

Conheça como os times de criação estão adaptando a jornada de trabalho remoto a partir da mudança de processos e hábitos com a tecnologia.

A companhia dos filhos, pets e familiares em tempo integral já se tornou uma rotina para os brasileiros nos últimos meses. Segundo pesquisa PNAD Covid-19, já são 8,9 milhões de pessoas em jornada de trabalho remoto entre 31/05 e 06/06. Desde março, times de diversos segmentos precisaram migrar 100% das suas atividades para o home office e deram início aos novos aprendizados para manter a produtividade e comunicação com toda a equipe.

O mercado criativo foi uma das áreas que precisaram adaptar o fluxo de trabalho presencial para o remoto, na busca para manter a qualidade nas dinâmicas de criação. Embora os processos do segmento sejam difíceis de definir e padronizar, publicitários, jornalistas, designers, diretores de arte e profissionais de marketing encontram na tecnologia a solução para aprimorar o acompanhamento da equipe, contato constante on-line e documentação de tarefas.

Briefing para o sucesso

Do planejamento à execução, a comunicação é uma peça-chave para manter o ritmo do gerenciamento de atividades. Se nas agências de publicidade o diálogo entre as duplas de criação é fundamental para novas ideias, os hábitos no home office mudam para garantir a transparência com a mediação da tecnologia.

A partir de videochamadas, equipes unem ideias e retomam o laço humano essencial para a criatividade. Com um fluxo de trabalho bem documentado em ferramentas de produtividade, os times têm uma visão geral sobre o andamento de cada tarefa e os responsáveis pela sua produção.

A mudança de comportamentos se torna coletiva e com o apoio de cada membro da equipe para sua aplicação, o que contribui para uma construção de novos rituais de trabalho. À medida que novos processos são implementados, mais oportunidades os profissionais têm em aprender com a experiência de outros setores, como os times de tecnologia.

Grandes ideias armazenadas na nuvem

De acordo com pesquisa realizada pelo LinkedIn, 62% dos profissionais em home office estão mais ansiosos e estressados com o trabalho do que antes. Fatores como dificuldades no acompanhamento e controle de tarefas podem ser decisivos para prejudicar o desempenho e a saúde dos colaboradores. Porém, os times de tecnologia ensinam da melhor forma como a documentação de processos é o norte para minimizar os problemas.

Entre os principais aprendizados de times de TI e desenvolvedores está a capacidade de unir o potencial de cada profissional e o registro de ideias para dar continuidade à resolução de uma tarefa. A participação e o diálogo entre os membros da equipe é fundamental para adaptar a comunicação que antes era presencial, o que permite colocar em prática ações características de metodologias ágeis:

  • planejamento de tarefas, definição dos responsáveis por cada etapa e o prazo de entrega;
  • comunicação objetiva e empática durante a resolução de tarefas;
  • acompanhamento do avanço das atividades com visualização clara para toda equipe;
  • rotina de feedback entre os membros da equipe para mais eficiência e evolução do time.

As ferramentas na nuvem são grandes parceiras para facilitar esta dinâmica. Em plataformas como o Slack, Notion e Trello, empresas do ramo criativo encontram formas de testar e adaptar seus processos para encontrar o caminho ideal para a produtividade e qualidade nas produções.

Acelerar a inovação é uma necessidade em todos os setores e, na gestão de tarefas do mercado criativo, ela é imprescindível para que grandes ideias não se percam quando o processo se torna completamente realizado no ambiente digital.

Como aplicar as mudanças na prática?

No novo episódio do HostDime Labs, convidamos Bruno Araújo, diretor de vendas da Orty – Estratégia Digital e da Stalo – Software Studio, para entender como empresas de marketing e tecnologia estão em constante aprendizado para o home office ideal para toda equipe. Assista aos melhores momentos:

Como está o seu home office? Acesse o Guia do Trabalho Remoto da HostDime Brasil e confira nossas dicas para otimizar sua rotina e garantir a segurança da informação da sua empresa.

Posts
Relacionados

17 Nov 2020 • Leitura 6 min

Tecnologia e Saúde: Proteja os dados dos seus pacientes

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2020 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies